Meu diagnóstico: Menopausa cirúrgica. Retirei meus ovários. E agora??

Oi, docinhos!!!
Como vão?!

Se assustaram com o título da postagem?
Pois é isso mesmo! Sexta-feira eu fiz uma cirurgia para retirar uns cistos e foi necessário tirar meus dois ovários. Eu já estava ciente de que isso poderia acontecer, inclusive meu médico havia me sugerido fazer congelamento de óvulos. Após muito conversar com meu marido decidimos não fazer, pois é um tratamento complicado, com efeitos colaterais, e que atrasaria muito minha cirurgia (que tinha caráter de urgência). Se eu não tivesse todo o meu histórico de saúde (ou falta dela), eu teria feito sim.

Enfim, cheguei em casa ontem e corri pra pesquisar na net o que isso ocasionaria. Já sabia que teria que fazer reposição hormonal, ou não, o que será uma decisão minha, mas e aí?

Aí o susto!! Estou com o que eles chamam de menopausa cirúrgica. Possivelmente sentirei todos os sintomas da menopausa, como ondas de calor e frio, mau humor e uma lista imensa que nem sei dizer. E o pior, os efeitos são imediatos à retirada dos ovários, já que meu corpo não produz mais estrógeno e progesterona.

Fui ligando os fatos e entendi o porque de principalmente à noite, eu estar cobrindo e descobrindo, alternando sensações de frio e calor...

Bom, estou calma, mas ao mesmo tempo com a cabeça fervilhando, pois quanto mais a gente pesquisa, mais dúvidas a gente tem. Parece que há uma divisão de opiniões em relação a fazer ou não a tal reposição de hormônios. Estou me sentindo "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", ou que " estou num mato sem cachorro"! rsrsrs

O que fazerrrrrr?! E tem a questão de não poder engravidar. Mas já estava preparada pra isso, sempre fui muito tranquila em relação à adoção. As biópsias ficam prontas daqui alguns dias, os médicos suspeitam de metástase do câncer de intestino que tive há dois anos.

Só sei que não somos donos da nossa própria vida, mas os únicos responsáveis por nossas escolhas. E o nosso futuro? Só a Deus pertence!! Assim, gente, estou tranquila, confiante, só estou achando muita informação nova pra digerir. Hoje a vida da gente está de um jeito e amanhã ela pode estar de cabeça pra baixo!! Vai saber...

Agora um presentinho que fiz com todo carinho para vocês!!! (e pra mim!!):



Beijo, beijo, beijo!!!!



Atualizado: 29/10/14

Oi, meninas!!!
Como vão?!
Por aqui tudo na paz, graças a Deus!

Tenho recebido, muitas perguntas sobre o que mudou na minha vida depois que fiz essa cirurgia. Sei que não encontramos muita informação sobre isso, tanto na net, quanto com os próprios médicos. Então, embora eu esteja afastada do blog por um tempo, resolvi vir aqui contar pra vocês o que aconteceu comigo.

Bem, no meu caso foi metástase mesmo. Então tive que fazer mais 6 meses de quimioterapia. 

Sei que no primeiro momento nos assustamos com a notícia de se ter de fazer uma histerectomia, mas uma coisa é importante: não nos revoltarmos. Sou espírita, mas independente da sua crença, é preciso compreender que nada nos acontece por acaso, tudo está dentro do programa Divino para nossa vida. Se lamentar, xingar, deprimir, de nada vai ajudá-las, muito pelo contrário, irá atrapalhar muito a adaptação de vocês. Sei que é difícil e que é natural sentirmos uma certa tristeza por isso tudo, mas é imperioso dar a volta por cima. Sacudir a poeira, sabem?! E isso, meus amores, só depende de cada uma de vocês.

Muita coisa muda na nossa vida após a cirurgia, e toda mudança requer uma adaptação e no início tende a ser mais difícil. Portanto é muito importante estarem cercadas de quem vocês amam - família, amigos, animais - e de continuar fazendo o que vocês gostam - passear, namorar, artesanato, trabalhar, dançar, etc. Vocês precisarão sentir-se seguras, amadas e protegidas. Lembrem-se sempre das preces diárias. Vocês dispensarão a partir de agora mais cuidado com seu corpo físico, mas não devem jamais de se esquecerem dos cuidados ao espírito, e a fé é nosso maior sustento.

Ressalto que os sintomas podem variar para cada pessoa, mas comigo foi assim:
-muitíssima alteração de sensações térmicas, ora sentia frio, ora calor. O calor vem com os conhecidos "fogachos";
-diminuição de desejo sexual; 
-secura vaginal.

Basicamente isso. Hoje tudo encontra-se dentro da normalidade. Para os calorões estou tomando o remédio Aplause (cimicifuga recemosa) e paroxetina, que é um antidepressivo, mas há estudos que relatam a sua eficácia no combate a essas sensações de calor, e pra mim tem sido ótimo. Mas é imprescindível consultarem um médico sobre o melhor medicamento para cada uma de vocês e não se automedicar jamais. Uma coisa fácil e natural que também me ajudou muito, foi o chá de amora. Fiz até um post sobre esse chá milagroso. Vejam AQUI. Quanto à diminuição do desejo sexual é bem delicado, é preciso que conversem com o parceiro de vocês e que peçam um pouco de paciência. Meu marido é bastante compreensivo e me apoiou bastante nessa fase. Aos poucos as coisas vão se normalizando, mas será preciso um certo esforço de vocês, pois não é justo penalizar pra sempre o seu parceiro, né? É preciso que tenham calma, diálogo, cumplicidade e muito, muito amor. Em relação à secura vaginal, usei uma pomada de estrógeno, que foi muito boa, às vezes a uso ainda, então convém conversar sobre isso com o seu ginecologista.

Minha ginecologista também me orientou a:
-praticar atividade física (eu já fazia musculação e ela disse que eu não deveria ficar sem essa atividade de jeito nenhum, visto que nossa tendência é ficarmos flácidas mais rápido). Outra coisa, como paramos de produzir os hormônios femininos, o estrogênio e o progesterona, tendemos a acumular gordura no abdome e diminuir bumbum e perna, daí a necessidade de malhar. Não se esqueçam, porém, de contar sobre isso para o personal de vocês ou para o profissional que vai lhes orientar na academia;
-manter uma alimentação equilibrada;
-cuidar da pele, por causa de flacidez e envelhecimento precoce
-cuidar melhor dos cabelos.

Atualmente me encontro super bem. Não engordei nesse meio tempo, mas estou sem praticar atividade física devido à recuperação de outras cirurgias que tive de fazer esse ano, inclusive para retirada do útero. Quero voltar no início do ano que vem. Faço acompanhamento regular com ginecologista e tenho uma vida sexual normal com meu marido. Durmo bem, meu humor sempre foi ótimo e ainda não observei mudanças na pele.

Quanto à reposição hormonal, não sei dizer ao certo, acho que cada caso é um caso. Eu não faço, devido ao meu histórico de câncer. Mas confesso que não tem feito falta para mim, tenho conseguido me virar sem.

Uma coisa que não podemos descuidar é da auto-estima, da alegria e vontade de viver e do otimismo. 

Quanto ao fato de não podermos mais engravidar, como já disse, pra mim foi tranquilo. Imagino que para outras pessoas talvez seja mais dolorido. Mas devemos atentar que mais sublime que gerar um bebê é ser MÃE. Isso ninguém pode tirar de nós. Há muitas crianças para serem adotadas. Ressalto a necessidade de pararmos de nos preocupar em demasia com a opinião dos outros, e sermos mais humildes também. Não se apeguem à estereótipos e rótulos. Não se limitem a querer adotar apenas bebês e da cor branca. As crianças não são como um balcão de mercearia onde pedimos tudo da forma que nos convém para atender aos nossos caprichos. Sejamos mais tolerantes. Não se apeguem às falsas crenças de que filhos adotivos maiores serão um problema. Tudo o que essas crianças precisam é amor. Pensemos nisso com carinho...ainda não sou mãe, mas tenho muita vontade de ter um filhinho. Porém não adianta desesperar. Muitas vezes  o tempo de Deus não é o nosso. É preciso esperar a hora certa.

Meninas, espero muito ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida me perguntem aqui ou mandem um email, que se eu puder ser útil, ficarei muito feliz. Esse espaço aqui é para trocarmos experiência e aprendermos juntas.

Um grande beijo no coração de vocês!!!





Meu quarto, meu recanto...parte 1


Oi, amores!!!

Qual o melhor lugar da casa?! Quem acha que é a cozinha (rsrs), então diga qual o segundo melhor lugar!?

O nosso quarto!!! (O banheiro vamos deixar pro terceiro...eheheh).

O quarto da gente é aquele lugar onde buscamos abrigo quanto a vida está uma tempestade.
Lugar pra gente refletir sobre nossas atitudes, sobre o que aconteceu de bom (e ruim) no dia...
Lugar pra namorar, se aninhar no colo de quem se ama, conversar...

Quer lugar melhor?!
Ali você não precisa ter vergonha de nada, nem de ninguém. É o SEU canto, onde você tem sua privacidade. Ali as paredes não são barreiras para os sonhos...

Pensando nisso, como decorar esse lugar tão especial?
Não tem regra! A dica é escolher a dedo cada detalhe, respeitando seu gosto e seu estilo. Segundo o feng shui, cores claras, neutras, são mais indicadas para os quartos, que deve ser um ambiente calmo e tranquilo. Embora eu concorde plenamente, quem sou eu para julgar pessoas que escolhem cores vibrantes para o seu cantinho? 

E é aí que está o espírito da coisa. Decorar sem regras, seguindo um estilo próprio, pois seu quarto - assim como sua casa - deve ter sua cara! Sim, nada de ambientes com cara de loja! Coloque aos poucos, elementos que remetem à sua personalidade, seu jeito de viver! 

Quer um exemplo? Vem dar uma espiadinha no meu que no final
você saberá um pouquinho mais de mim!


Adoro tudo o que diz respeito a passarinhos...de fora da gaiola, melhor ainda!!

 Miniaturas no criado-mudo

 Esse ovinho comprei essa semana da minha amiga querida Sibele. Achei uma graça, ainda mais sendo de pintinhos apaixonados!! Estamos com três pintinhos "recém-nascidos" no galinheiro...uma gracinha!!


Essa frase está sendo inspiradora no atual momento:
"Tenha calma e siga em frente"!

Livros é o que não faltam no meu criadinho, inclusive gibis, que
esqueci de fotografar. Ler é tudo de bom!!

Um toque de romance na cadeira séria...


E aí, pessoal? O que acharam dos detalhes do quartinho?
Não comprei de uma vez, são coisas que fui adquirindo com o tempo, que acho a
minha cara e tal. (marido não tem muito poder de escolha nessa área! rsrs).
Mas algumas são recentes aquisições desse site aqui, que acho um encanto!
O restante dos detalhes mostrarei em novo post, ok?



Agora deixo para vocês uma música linda, Way Back Into Love, do filme Letra e Música, 
com Hugh Grant e Drew Barrymore.

Amo esse filme e essa música!!
Espero que gostem!!!


Beijoooooo!!!
Fiquem com Deus!!!

Reaproveitando...



Oi, queridos e queridas!!!
Esses dias estava meio inspirada (o que tem sido raro depois que me mudei, pois não tenho tempo pra mais nada) e como precisava de uns potinhos para guardar imbondos, resolvi reciclar.

Peguei um vidrinho de Comfort - sem fazer propaganda, mas já fazendo, né? - retirei o rótulo e decorei com fitinha e papel para decoupagem.

Antes era assim


E ficou assim
Mais fácil e simples não tem. O importante é reaproveitar, então quem não tiver o papel, 
pode recortar gravuras de papel de presente mesmo ou colar uns adesivos.
A criatividade fala mais alto nessa hora!


Como gostei do resultado, e principalmente pelo fato de organizar minhas coisinhas,
peguei um vidro de azeitonas (porque eu guardo todo e qualquer vidrinho!) e enfeitei
também para por umas florzinhas do cerrado.

E aqui tudo na estantezinha do ateliê. 

Gente, não contei, mas agora eu tenho um quartinho só pras
minhas artes e bugigangas. Mas não dá pra mostrar ainda pra vocês, pois
marido tá achando que meu ateliê é sinônimo de quartinho da bagunça.
Ah, neim!! Tudo que aparece é: "Põe no ateliê isso! Põe no ateliê aquilo!"
E o quartinho já está saturado de coisas que não tem nada a ver, tipo os guarda-chuvas
da casa, presentes de casamento, roupa suja...ahahah!!
Mas tá bom, aos poucos as coisas vão se endireitando...



bulbos em vasos
Imagem daqui

"Serenidade na mente, elevação dos sentimentos, pureza nos olhos, vigilância nos ouvidos, interruptor na língua e amor no coração." José Grosso


Um beijo bem grandão no coração de cada um de vocês!!
Até a próxima!!!



A cachorrada anda solta...


Oi, amados!!!
Tudo bem com vocês?

Esses dias no post sobre minha nova casinha, algumas me perguntaram sobre as cadelinhas que eu havia adotado há um tempo atrás e que até então moravam na casa da minha mãe. Olha elas aqui no dia que as pegamos:



Em sono profundo...


O tempo foi passando e as "meninas", crescendo...
Kika cresceu um pouco menos devido à sua doença.

Kika e Lili:  "Aqui estamos na casa da 'vovó' ainda..."

Kika: "Já me encontro completamente curada da cinomose..."


Lili: "Eu e minha irmã em uma 'briga' feia. Quase quebrando as 'gambiarras' do 'vovô'!!"
Ah, neim...já ri demais dessa foto!!! Olha a cara da Kika, 
quem vê imagina um cão muito bravo...ahahah


Com a casa nova, Kika e Lili vieram morar conosco e desde então tudo é festa!!!
Aqui tem espaço de sobra pra correr, brincar, fazer arte...
Gente, elas não vieram com botão "desliga"!
Têm energia pra dar e vender!!!



K e L: "Que foi? Um carinho depois desse banho molhado!!!"


 Lili: "Eu adoro posar pra fotos!"

Lili: "Que bicho é aquele ali no muro?"

 
Lili: "Olha como sou bonitona!!!"

E a Kika, gente? Só tem foto da Lili!!!!

Kika: "Olha eu aqui!!! Dá licença que eu tô muito ocupada e não 
quero tirar foto agora não!!!"


Essas cachorras são a alegria daqui de casa!
Nas fotos em que estão na corrente é porque tive que prendê-las para dar banho.
 Aproveitei pra tirar as fotos, pois no mesmo minuto que solto, 
a primeira coisa que fazem é rolar na terra...(sensação de trabalho perdido!).

Apesar da cinomose que teve, Kika até que se desenvolveu bem e praticamente não 
ficou com sequelas. Ela é mais piradinha que a irmã, fica dando uns pulos atrapalhados, 
umas voltinhas...o que acabou por deixá-la ainda mais especial...


Paz, luz e harmonia, pessoal!!!
Beijos caninos para vocês!!!











Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲